Bem-vindos ao blog da Paróquia de Santa Marinha do ZêzereMyspace Scrolling Text Creator

quarta-feira, 23 de junho de 2010

sexta-feira, 4 de junho de 2010

quinta-feira, 27 de maio de 2010

segunda-feira, 24 de maio de 2010

terça-feira, 4 de maio de 2010

quinta-feira, 29 de abril de 2010

MÊS DE MARIA:
Dia da Mãe abre «Mês de Maria»
em Santa Marinha do Zêzere e São Tomé de Covelas
As paróquias de Santa Marinha do Zêzere e de São Tomé de Covelas dão início ao «Mês de Maria da Missão 2010», proposta pela diocese do Porto, alusivo ao tema «Contemplar Cristo com Maria», com dois actos litúrgicos, a procissão de velas com a meditação do terço e a celebração da Eucaristia Campal. Assim, no próximo dia 1 de Maio, sábado, pelas 21h30; realizar-se-á a procissão de velas, que sairá da Igreja Paroquial de Santa Marinha do Zêzere em direcção ao Centro Cívico da freguesia, este acto termina com uma reflexão mariana pelo Pe. Mário Abel. No dia seguinte, 2 de Maio, domingo, Dia da Mãe, será celebrada a Eucaristia, pelas 10h00, no Centro Cívico, seguido da bênção das mães e consagração a nossa Senhora, terminando com procissão do Adeus à Virgem de Fátima. Será desta forma que as duas comunidades irão dar início a este mês de Maio, ligado à oração mariana. A animação litúrgica estará a encargo dos coros paroquiais das comunidades envolventes.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia solidário dedicado às MÃES

Dia 2 de Maio de 2010

REVERTE EM FAVOR DA

DA CRECHE SÃO JOSÉ (apoie)


Centro Social Paroquial de Santa Marinha do Zêzere

São tantas as necessidades!

Aprendemos do Evangelho a dar, a partilhar sobretudo do pouco que se tem. Dar, esmolar, como dizia São João de Deus: “tanto faz dar aqui ou acolá”. Por isso não se dá a pensar em nós mesmos. Mas também quando chega a hora da verdade pedimos.

Porque sabemos dar, sabemos o que é pedir.

Colabore e ajude a concretizar esta obra que está destinada a receber crianças.

Ajudai-nos a servir.

Padre Mário Abel,

Presidente do Centro Social Paroquial de Santa Marinha do Zêzere

quarta-feira, 14 de abril de 2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

terça-feira, 6 de abril de 2010

segunda-feira, 29 de março de 2010

quinta-feira, 25 de março de 2010

DOMINGO DE RAMOS - LITURGIA
Leitura - Is 50, 4-7
2º Leitura - Filip2, 6-11
Salmop 21(22)
Evangelho: Lc 22, 14-23,56

TEMA


A liturgia deste último Domingo da Quaresma convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresentanos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.
A primeira leitura apresenta-nos um profeta anónimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projectos de Deus. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus.
A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.
O Evangelho convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz revela-se o amor de Deus, esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total. (in Dehonianos)

quarta-feira, 17 de março de 2010

TEMPO DA QUARESMA
5º domingo da Quaresma - 21 de Março de 2010
Ano C


A liturgia de hoje fala-nos (outra vez) de um Deus que ama e cujo amor nos desafia a ultrapassar as nossas escravidões para chegar à vida nova, à ressurreição.

A primeira leitura apresenta-nos o Deus libertador, que acompanha com solicitude e amor a caminhada do seu Povo para a liberdade. Esse “caminho” é o paradigma dessa outra libertação que Deus nos convida a fazer neste tempo de Quaresma e que nos levará à Terra Prometida onde corre a vida nova.

A segunda leitura é um desafio a libertar-nos do “lixo” que impede a descoberta do fundamental: a comunhão com Cristo, a identificação com Cristo, princípio da nossa ressurreição.
O Evangelho diz-nos que, na perspectiva de Deus, não são o castigo e a intolerância que resolvem o problema do mal e do pecado; só o amor e a misericórdia geram activamente vida e fazem nascer o homem novo. É esta lógica – a lógica de Deus – que somos convidados a assumir na nossa relação com os irmãos
. (in Dehonianos)


LITURGIA DA PALAVRA
(CONSULTE NA BÍBLIA)

1º Leitura -Isaias) - Is 43,16-21
SALMO RESPONSORIALSalmo 125 (126)
Refrão 1: Grandes maravilhas fez por nós o Senhor.
Refrão 2: O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo


II LEITURA ( Carta de Sãio Paulo aos Filipenses – Filip 3,8-14
EVANGELHO DE SÃO JOÃO
Jo 8,1-11

terça-feira, 16 de março de 2010

Semana Bíblica viveu-se
em Santa Marinha do Zêzere
Em pleno itinerário quaresmal a Paróquia de Santa Marinha do Zêzere viveu a sua 1ª Semana Bíblica orientada e animada pelas Irmãs Paulinas, Irmã Mariana e Irmã Gorete. Depois do período de preparação no dia 5 pelas 21h00 com a Vigília deu-se início à Semana Bíblica e que foi dinamizada pelos jovens, muitos deles em preparação para o Sacramento da Confirmação. O programa constou de 20 encontros bíblicos nos vários lugares da paróquia e em celebrações diárias sempre à noite pelas 21h00 com uma temática muito bem concebida que levou à participação dos fiéis. Durante o dia as irmãs puderam visitar as escolas e os doentes e lançar o apelo ao estudo e gosto pela Bíblia. Uma semana muito preenchida. As reuniões, os contactos, o acolhimento a participação, a festa, o convívio foram as marcas desta Semana. Muitas vezes digo que não há coincidências. E de facto numa semana em que os tempos recentes foram marcados pelas notícias funestas foi belo no primeiro Sábado termos caminhado com Maria de vários lugares segundo os continentes e rezado pelos homens e mulheres do nosso tempo. Em tempo de preparação para a Páscoa esta Semana Bíblica resultou num bela oportunidade de graça que Deus ofereceu a toda a comunidade zezerense. Se a Quaresma é tempo favorável para uma vida mais para Deus, esta semana foi duplamente tempo para que da Palavra de Deus nos reorientássemos na vida e na missão que como cristãos assumimos pelo baptismo. Sem a escuta da Palavra, sem uma adesão à Palavra e sem uma conversão pela Palavra não seremos mais e melhores cristãos. Dou graças a Deus pelo que de novo se conseguiu em comunidade, nas instituições, nas famílias e nos grupos da paróquia ao longo desta Semana Bíblica. Novidade! Deus traz a novidade! Mas a novidade vem ao longo do caminho. Por isso só quem fez caminho de casa para igreja, para os locais dos encontros bíblicos, para os encontros de preparação pôde dizer ou poderá dizer da novidade que resultou esta Semana Bíblica. Sem a colaboração das pessoas que acolheram as irmãs, sem a simplicidade das crianças e generosidade dos jovens e a união dos idosos e doentes esta semana não seria o que foi.

Padre Mário Abel Duarte, pároco de Santa Marinha do Zêzere.

segunda-feira, 15 de março de 2010

quarta-feira, 10 de março de 2010

Semana Bíblica
Dia 10 de Março (Quarta Feira)

10h00 – 12h00 – Visita aos doentes
14h00 -16h30 - Visita aos doentes
15h30 – Encontro Bíblico – SÃO PEDRO (casa da srª Vitória, Lugar de S. Pedro)
15h30 – Encontro Bíblico – FONSECA (casa do srº. José Costa, R. de Fonseca , 32)
17h00 – Encontro Bíblico – TRAVANCA (casa da srª Ana de Jesus, R. de Feijoeiros)
17h00 – Encontro Bíblico – SARNADO (casa da srª Aurorinha, Rua do Sarnado)
21h00 – Celebração Bíblica – (Confissões)

“RECONCILIAÇÃO: A MISERICÓRDIA DE DEUS MANIFESTA-SE NO PERDÃO

segunda-feira, 1 de março de 2010

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tomou posse a nova conferência Vicentina
de Santa Marinha do Zêzere


No passado dia 21 de Fevereiro, no auditório da Casa do Povo de Santa Marinha, foi dada posse à Mesa da Nova Conferência Vicentina da paróquia de Santa Marinha do Zêzere, sendo constituída pelos seguintes Vicentinos: Presidente, Manuel Fonseca; Vice-Presidente, Ana Maria Ribeiro; Secretárias, Elisabete Azeredo e Cristina Silva; Tesoureiros, Belarmino Pinto e António Ribeiro; Vogais, Manuel Ribeiro, Joaquim Jesus, José Jesus, Silvana Coelho, Vera Vieira, Paula Nunes, Vitória Ferreira e como Conselheiro Espiritual o padre Mário Abel. Nesta sessão estiveram presentes representantes das diversas Conferências do Conselho da Zona de Baião e também o vigário da Vara, o Pe. Joaquim Ribeiro. Para dar posse á nova Conferência esteve presente a Presidente do Conselho de Zona, a Vicentina Palmira Firmino e Manuel Carvas Guedes, em representação do Conselho de Zona Central do Porto.
Durante a presente sessão foi evidenciado que um verdadeiro Vicentino é aquele que está disponível, colabora, é testemunho credível de Cristo, é chama viva da caridade junto
daqueles que estão mais esquecidos; permitindo que o seu testemunho leve alguma alegria, conforto, fé e esperança. É esta a Missão que os Vicentinos são chamados a fazer. A colaboração de todos irá permitir que se diminua as desigualdades de muitos.
A acção de uma conferência vicentina preocupa-se com a promoção do homem na sociedade através de um sentimento de afecto e respeito pela dignidade de cada pessoa, da oferta de amor, a que todos têm direito, da compreensão e receptividade a uma confidência ou a um desabafo, um conselho com uma palavra amiga, um olhar carinhoso, motivos de fé e de esperança. É com alegria que o pe. Mário Abel acolhe este movimento que irá ao encontro das realidades humanas nas necessitadas.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Igreja inicia celebração da Quaresma
Justiça e solidariedade entre as prioridades apontadas para o tempo de preparação para a Páscoa

A Igreja Católica começa a viver esta Quarta-feira o tempo da Quaresma, uma etapa do percurso litúrgico que ao longo de 40 dias propõe uma mudança em profundidade, como forma de preparar a festa maior do Cristianismo, a Páscoa.
As
mensagens de vários Bispos do nosso país seguem de perto as reflexões de Bento XVI para a Quaresma de 2010, na qual o Papa convida os cristãos de todo o mundo a “contribuir para a formação de sociedades justas, onde todos recebem o necessário para viver segundo a própria dignidade de homem”. O texto apresenta uma reflexão sobre os conceitos de justiça e injustiça, assinalando que “aquilo de que o homem mais precisa não lhe pode ser garantido por lei”. (in ecclesia)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Padre Dr. Anselmo Borges presidiu
à Festa de São Brás,
em Santa Marinha do Zêzere


A comunidade paroquial de Santa Marinha do Zêzere celebrou, hoje, dia 7 de Fevereiro, na capela de São Brás o seu patrono. A celebração da eucaristia foi presidida pelo o Pe. Dr. Anselmo Borges que é missionário da Boa Nova e professor na Universidade de Coimbra, e concelebrada pelo o Pe. Mário Abel Duarte. No início da celebração o Pe. Mário Abel deu as boas vindas ao pregador e muitos eram os fiéis devotos a São Brás que participaram na celebração. Foi através de uma liturgia solene e bonita, sendo esta abrilhantada pelo coro da paróquia de Santa Marinha do Zêzere. Na homilia o Pe. Anselmo Borges reflectiu sobre o aspecto da santidade e o que é ser Santo? Como devemos ser Santos? Começou por explicar o sentido da palavra Santo, que significa, são, ter saúde, estar bem físico e espiritualmente, quer consigo próprio, quer com os outros e ainda com Deus.Realçou a importância da harmonia do mundo para a santificação de cada um. As cerimónias religiosas terminaram com a procissão solene em Honra do São Brás que foi bispo e Santo. Nesta festa participaram o coro da paróquia de Santa Marinha do Zêzere e banda da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere e um grupo de Bombos.