quarta-feira, 23 de junho de 2010
sexta-feira, 4 de junho de 2010
quinta-feira, 27 de maio de 2010
segunda-feira, 24 de maio de 2010
terça-feira, 4 de maio de 2010
quinta-feira, 29 de abril de 2010

segunda-feira, 26 de abril de 2010
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Dia solidário dedicado às MÃES
Dia 2 de Maio de 2010
REVERTE EM FAVOR DA
DA CRECHE SÃO JOSÉ (apoie)
Centro Social Paroquial de Santa Marinha do Zêzere
São tantas as necessidades!
Aprendemos do Evangelho a dar, a partilhar sobretudo do pouco que se tem. Dar, esmolar, como dizia São João de Deus: “tanto faz dar aqui ou acolá”. Por isso não se dá a pensar em nós mesmos. Mas também quando chega a hora da verdade pedimos.
Porque sabemos dar, sabemos o que é pedir.
Colabore e ajude a concretizar esta obra que está destinada a receber crianças.
Ajudai-nos a servir.
Padre Mário Abel,
Presidente do Centro Social Paroquial de Santa Marinha do Zêzere
quarta-feira, 14 de abril de 2010
terça-feira, 13 de abril de 2010
terça-feira, 6 de abril de 2010
segunda-feira, 29 de março de 2010
quinta-feira, 25 de março de 2010
1º Leitura - Is 50, 4-7
2º Leitura - Filip2, 6-11
Salmop 21(22)
Evangelho: Lc 22, 14-23,56
TEMA
A primeira leitura apresenta-nos um profeta anónimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projectos de Deus. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus.
A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.
O Evangelho convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz revela-se o amor de Deus, esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total. (in Dehonianos)
quarta-feira, 17 de março de 2010
5º domingo da Quaresma - 21 de Março de 2010
Ano C
A liturgia de hoje fala-nos (outra vez) de um Deus que ama e cujo amor nos desafia a ultrapassar as nossas escravidões para chegar à vida nova, à ressurreição.
A primeira leitura apresenta-nos o Deus libertador, que acompanha com solicitude e amor a caminhada do seu Povo para a liberdade. Esse “caminho” é o paradigma dessa outra libertação que Deus nos convida a fazer neste tempo de Quaresma e que nos levará à Terra Prometida onde corre a vida nova.
A segunda leitura é um desafio a libertar-nos do “lixo” que impede a descoberta do fundamental: a comunhão com Cristo, a identificação com Cristo, princípio da nossa ressurreição.
O Evangelho diz-nos que, na perspectiva de Deus, não são o castigo e a intolerância que resolvem o problema do mal e do pecado; só o amor e a misericórdia geram activamente vida e fazem nascer o homem novo. É esta lógica – a lógica de Deus – que somos convidados a assumir na nossa relação com os irmãos. (in Dehonianos)
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 125 (126)
Refrão 1: Grandes maravilhas fez por nós o Senhor.
Refrão 2: O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo
EVANGELHO DE SÃO JOÃO– Jo 8,1-11
terça-feira, 16 de março de 2010
em Santa Marinha do Zêzere
Padre Mário Abel Duarte, pároco de Santa Marinha do Zêzere.
segunda-feira, 15 de março de 2010
quarta-feira, 10 de março de 2010
10h00 – 12h00 – Visita aos doentes
14h00 -16h30 - Visita aos doentes
15h30 – Encontro Bíblico – SÃO PEDRO (casa da srª Vitória, Lugar de S. Pedro)
15h30 – Encontro Bíblico – FONSECA (casa do srº. José Costa, R. de Fonseca , 32)
17h00 – Encontro Bíblico – TRAVANCA (casa da srª Ana de Jesus, R. de Feijoeiros)
17h00 – Encontro Bíblico – SARNADO (casa da srª Aurorinha, Rua do Sarnado)
21h00 – Celebração Bíblica – (Confissões)
“RECONCILIAÇÃO: A MISERICÓRDIA DE DEUS MANIFESTA-SE NO PERDÃO”
segunda-feira, 1 de março de 2010
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
de Santa Marinha do Zêzere
Durante a presente sessão foi evidenciado que um verdadeiro Vicentino é aquele que está disponível, colabora, é testemunho credível de Cristo, é chama viva da caridade junto daqueles que estão mais esquecidos; permitindo que o seu testemunho leve alguma alegria, conforto, fé e esperança. É esta a Missão que os Vicentinos são chamados a fazer. A colaboração de todos irá permitir que se diminua as desigualdades de muitos.
A acção de uma conferência vicentina preocupa-se com a promoção do homem na sociedade através de um sentimento de afecto e respeito pela dignidade de cada pessoa, da oferta de amor, a que todos têm direito, da compreensão e receptividade a uma confidência ou a um desabafo, um conselho com uma palavra amiga, um olhar carinhoso, motivos de fé e de esperança. É com alegria que o pe. Mário Abel acolhe este movimento que irá ao encontro das realidades humanas nas necessitadas.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Justiça e solidariedade entre as prioridades apontadas para o tempo de preparação para a Páscoa

A Igreja Católica começa a viver esta Quarta-feira o tempo da Quaresma, uma etapa do percurso litúrgico que ao longo de 40 dias propõe uma mudança em profundidade, como forma de preparar a festa maior do Cristianismo, a Páscoa.
As mensagens de vários Bispos do nosso país seguem de perto as reflexões de Bento XVI para a Quaresma de 2010, na qual o Papa convida os cristãos de todo o mundo a “contribuir para a formação de sociedades justas, onde todos recebem o necessário para viver segundo a própria dignidade de homem”. O texto apresenta uma reflexão sobre os conceitos de justiça e injustiça, assinalando que “aquilo de que o homem mais precisa não lhe pode ser garantido por lei”. (in ecclesia)
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
à Festa de São Brás,
em Santa Marinha do Zêzere
A comunidade paroquial de Santa Marinha do Zêzere celebrou, hoje, dia 7 de Fevereiro, na capela de São Brás o seu patrono. A celebração da eucaristia foi presidida pelo o Pe. Dr. Anselmo Borges que é missionário da Boa Nova e professor na Universidade de Coimbra, e concelebrada pelo o Pe. Mário Abel Duarte. No início da celebração o Pe. Mário Abel deu as boas vindas ao pregador e muitos eram os fiéis devotos a São Brás que participaram na celebração. Foi através de uma liturgia solene e bonita, sendo esta abrilhantada pelo coro da paróquia de Santa Marinha do Zêzere. Na homilia o Pe. Anselmo Borges reflectiu sobre o aspecto da santidade e o que é ser Santo? Como devemos ser Santos? Começou por explicar o sentido da palavra Santo, que significa, são, ter saúde, estar bem físico e espiritualmente, quer consigo próprio, quer com os outros e ainda com Deus.Realçou a importância da harmonia do mundo para a santificação de cada um. As cerimónias religiosas terminaram com a procissão solene em Honra do São Brás que foi bispo e Santo. Nesta festa participaram o coro da paróquia de Santa Marinha do Zêzere e banda da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere e um grupo de Bombos.









<>































