Bem-vindos ao blog da Paróquia de Santa Marinha do ZêzereMyspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tomou posse a nova conferência Vicentina
de Santa Marinha do Zêzere


No passado dia 21 de Fevereiro, no auditório da Casa do Povo de Santa Marinha, foi dada posse à Mesa da Nova Conferência Vicentina da paróquia de Santa Marinha do Zêzere, sendo constituída pelos seguintes Vicentinos: Presidente, Manuel Fonseca; Vice-Presidente, Ana Maria Ribeiro; Secretárias, Elisabete Azeredo e Cristina Silva; Tesoureiros, Belarmino Pinto e António Ribeiro; Vogais, Manuel Ribeiro, Joaquim Jesus, José Jesus, Silvana Coelho, Vera Vieira, Paula Nunes, Vitória Ferreira e como Conselheiro Espiritual o padre Mário Abel. Nesta sessão estiveram presentes representantes das diversas Conferências do Conselho da Zona de Baião e também o vigário da Vara, o Pe. Joaquim Ribeiro. Para dar posse á nova Conferência esteve presente a Presidente do Conselho de Zona, a Vicentina Palmira Firmino e Manuel Carvas Guedes, em representação do Conselho de Zona Central do Porto.
Durante a presente sessão foi evidenciado que um verdadeiro Vicentino é aquele que está disponível, colabora, é testemunho credível de Cristo, é chama viva da caridade junto
daqueles que estão mais esquecidos; permitindo que o seu testemunho leve alguma alegria, conforto, fé e esperança. É esta a Missão que os Vicentinos são chamados a fazer. A colaboração de todos irá permitir que se diminua as desigualdades de muitos.
A acção de uma conferência vicentina preocupa-se com a promoção do homem na sociedade através de um sentimento de afecto e respeito pela dignidade de cada pessoa, da oferta de amor, a que todos têm direito, da compreensão e receptividade a uma confidência ou a um desabafo, um conselho com uma palavra amiga, um olhar carinhoso, motivos de fé e de esperança. É com alegria que o pe. Mário Abel acolhe este movimento que irá ao encontro das realidades humanas nas necessitadas.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Igreja inicia celebração da Quaresma
Justiça e solidariedade entre as prioridades apontadas para o tempo de preparação para a Páscoa

A Igreja Católica começa a viver esta Quarta-feira o tempo da Quaresma, uma etapa do percurso litúrgico que ao longo de 40 dias propõe uma mudança em profundidade, como forma de preparar a festa maior do Cristianismo, a Páscoa.
As
mensagens de vários Bispos do nosso país seguem de perto as reflexões de Bento XVI para a Quaresma de 2010, na qual o Papa convida os cristãos de todo o mundo a “contribuir para a formação de sociedades justas, onde todos recebem o necessário para viver segundo a própria dignidade de homem”. O texto apresenta uma reflexão sobre os conceitos de justiça e injustiça, assinalando que “aquilo de que o homem mais precisa não lhe pode ser garantido por lei”. (in ecclesia)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Padre Dr. Anselmo Borges presidiu
à Festa de São Brás,
em Santa Marinha do Zêzere


A comunidade paroquial de Santa Marinha do Zêzere celebrou, hoje, dia 7 de Fevereiro, na capela de São Brás o seu patrono. A celebração da eucaristia foi presidida pelo o Pe. Dr. Anselmo Borges que é missionário da Boa Nova e professor na Universidade de Coimbra, e concelebrada pelo o Pe. Mário Abel Duarte. No início da celebração o Pe. Mário Abel deu as boas vindas ao pregador e muitos eram os fiéis devotos a São Brás que participaram na celebração. Foi através de uma liturgia solene e bonita, sendo esta abrilhantada pelo coro da paróquia de Santa Marinha do Zêzere. Na homilia o Pe. Anselmo Borges reflectiu sobre o aspecto da santidade e o que é ser Santo? Como devemos ser Santos? Começou por explicar o sentido da palavra Santo, que significa, são, ter saúde, estar bem físico e espiritualmente, quer consigo próprio, quer com os outros e ainda com Deus.Realçou a importância da harmonia do mundo para a santificação de cada um. As cerimónias religiosas terminaram com a procissão solene em Honra do São Brás que foi bispo e Santo. Nesta festa participaram o coro da paróquia de Santa Marinha do Zêzere e banda da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere e um grupo de Bombos.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Festa de São Brás - em Santa Marinha do Zêzere
Domingo, 7 de Fevereiro de 2010
PROGRAMA
11h30 - Missa na capela de São Brás, com pregação
15h00 - Procissão em Honra a São Brás,
com Banda de Santa Marinha do Zêzere

Nasceu na Arménia por volta do século III. Médico de profissão, a sua fama de santo espalhou-se, rapidamente, entre a comunidade cristã de Sebaste, da qual foi pastor por morte do antigo bispo. Por sua decisão, não aceitou o palácio episcopal, continuando a habitar a gruta que lhe servia de casa, no monte Argeu. Num trabalho constante em favor dos pobres e dos enfermos, apenas descia à cidade quando as obrigações humanas e o zelo pastoral o reclamavam.Na altura da perseguição aos cristãos em 323, São Brás, conhecido pela sua extrema bondade, santidade e milagres, é preso pelo anticristão Agrícola, que governava a Capadócia e a Arménia, e obrigado a adorar os deuses pagãos. Negou-se São Brás. Foi açoitado, posto no ecúleo (cavalete de tortura), submetido aos «garfos» com puas de ferro e lançado a um lago de água gelada, sendo, por fim, degolado.O corpo, recolhido pelos cristãos, terá sido colocado numa pequena igreja em Sebaste. Mais tarde, as suas relíquias foram trasladadas para a actual basílica, cuja localização recebeu o nome de Monte São Brás. É considerado o protector contra as doenças de garganta porque, segundo as actas da sua vida, salvou da morte um menino em cuja garganta se alojara uma espinha.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CONVOCADOS
Reunião de preparação
para
SEMANA BÍBLICA

DATA: 4 DE FEVEREIRO DE 2010
Horas: 20H30

Para os catequistas, os elementos do coro, os leitores, os Ministros Extraordinários da comunhão, os jovens, os elementos da conferência de São Vicente de Paulo, a equipa da Família e os elementos do Grupo Missionário.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O mês de Fevereiro é o mês da ALEGRIA, da Missão 2010. Assim, iremos viver este mês refletir as fontes da "Alegria" Cristã.