Bem-vindos ao blog da Paróquia de Santa Marinha do ZêzereMyspace Scrolling Text Creator

quarta-feira, 7 de outubro de 2009


ANO PASTORAL 2009-2010
Paróquias de Sª Marinha do Zêzere e S. Tomé de Covelas
MISSÃO 2010: Corresponsabilidade para a Nova Evangeliz
ação

ORIENTAÇÕES PASTORAIS
Estamos aqui reunidos para em Igreja fazermos opções de fundo que nos ajudem a configurar melhor o nosso trabalho pastoral.Fazer opções que nos ajudem a orientar os nossos esforços e criatividade durante um ano e também a perspectivar o futuro.
1. CUIDAR O ESPÍRITO
Temos de trabalhar confiando a acção ao Espírito Santo de Deus. Não nos é pedido um esforço superior às nossas forças, mas que colaboremos na acção salvadora que Deus está a levar a cabo no mundo.Assim: Devemos cuidar mais a escuta do Espírito em todo trabalho e acção eclesial e dar respostas ás chamadas.
2. Impulsionar a Missão
Temos que recuperar a consciência que a Missão evangelizadora é a tarefa essencial da Igreja. Esta é a preocupação que deve inspirar e unificar de maneira nova e vigorosa todos os nossos esforços, projectos e actividadesAssim: Esta missão evangelizadora é tarefa e responsabilidade de todos.
Assim: Com a Missão 2010 vamos aproveitar para passarmos de uma pastoral centrada (Manutenção da fé) a uma pastoral mais missionária orientada à promoção do despertar religioso e à construção de uma experiencia de fé
Assim: Exige-se o desenvolvimento da responsabilidade missionária de todos os crentes impulsionando as vocações para as diferentes tarefas apostólicas.
3. Promover o acolhimento, a hospitalidade
Queremos que as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens do nosso tempo sejam as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos que formamos a Igreja.Assim: esta vontade de proximidade e de serviço hospitaleiro ao homem/mulher deve marcar o estilo das nossas actividades. Devemos redescobrir a experiência humana da vida das pessoas e os problemas do povo como o lugar próprio onde cresce o Reino de Deus.
Assim: Devemos ir à vida concreta das pessoas, sobretudo no mundo da família e da juventude
4. Estar com os que sofrem
A Igreja deve encontrar o seu lugar evangélico e evangelizador na sociedade, desde a sociedade com os mais pobres e abandonados, desde o serviço gratuito aos mais sós e marginalizados.Assim: vamos procurar dar passos até sermos uma Igreja samaritana.
COM A UNIÃO:
Juntemos as forças
Fomentemos a responsabilidade e a participação activa de todos/as na variedade dos seus membros e carismasImpulsionemos a comunicação, o apoio mútuo e a colaboração a partir da diversidade e do pluralismo e da fraternidadeE no hoje que é o futuro amanhã, desenvolvamos mais a coordenação e o trabalho conjunto de leigos, religiosos(as), presbíteros ao serviço das novas formas de evangelização e missionação.
Pe. Mário Abel Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário